Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Presos podem ser obrigados a destinar 50% do salário para indenizar a vítima; entenda

A Câmara dos Deputados analisa um Projeto de Lei (PL) que estabelece que o preso que trabalha deve destinar, obrigatoriamente, no mínimo 50% do salário para indenizar a vítima pelos danos causados.

A legislação hoje
Atualmente, a legislação já prevê que a vítima seja indenizada pelo condenado.  A diferença é que o projeto fixa o percentual mínimo de 50% e coloca esse pagamento como a primeira prioridade. Quando a vítima não for localizada, o recurso será revertido ao Fundo Nacional de Segurança Pública.

Segundo o texto, o restante do salário poderá ser usado para pagar as despesas do Estado com a pessoa presa, auxiliar a família ou cobrir pequenas despesas pessoais. A proposta estabelece ainda que, se o preso puder trabalhar, tiver vaga disponível e se recusar, cometerá falta grave. Nesse caso, não poderá progredir de regime — ou seja, passar para um regime mais brando — enquanto não reparar o dano à vítima.

O autor da proposta diz que a medida busca corrigir o que ele chama de “inversão moral” no sistema prisional. Segundo Fernandes, o objetivo é colocar a vítima como prioridade no processo criminal. “Trabalhar para pagar quem você feriu é a verdadeira forma de ressocialização moral. O Estado não pode premiar com liberdade quem se recusa a assumir as consequências financeiras de seus crimes”, diz o parlamentar.

*metro1

Foto: Canva imagens

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

Ferry-boat tem espera de mais de quatro horas nesta sexta

O sistema ferry-boat registra fila muito intensa nesta sexta-feira (19). Segundo a Internacional Travessias Salvador (ITS), responsável pela operação, o tempo de espera para embarque ultrapassa quatro horas no Terminal de São Joaquim, em Salvador. No sentido oposto, da Ilha de Itaparica (Bom Despacho) para Salvador, há pouca fila, com

Leia mais »