Ministra quer desenvolver para setor cultural um modelo de ação emergencial em crises ambientais

O Ministério da Cultura também tem se dedicado a ajudar a população do Rio Grande do Sul, estado atingido por chuvas e enchentes nos últimos dias. A ministra Margareth Menezes contou, em entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (17), que está estudando a possibilidade de definir ações emergenciais para auxiliar na recuperação do setor cultural em situações de catástrofes como essa do estado gaúcho.

“Estamos nos debruçando com o governo federal e outras instituições para ver como a gente pode fazer isso, para, sempre que tiver situação de alguma catástrofe climática, a gente já ter um mecanismo imediato para socorrer. Porque, como as leis do ministério da Cultura são muito rígidas, para fazer qualquer mudança precisa [de estudo]. Então vamos implementar, está sendo estudado”, afirmou.

Segundo a ministra, artistas do estado já estão recebendo pela pasta para se apresentando em abrigos com o intuito de aliviar o sofrimento da população desabrigada. Além disso, o ministério abriu mão de prazos de editais que estavam abertos no estado e emendas parlamentares, revelou Margareth.

“Quando essa água baixar, nós vamos ter uma visão de terra arrasada, assim como nas casas das pessoas,também nos palcos e espaços de apresentação, de shows, teatros. Nós estávamos lá já com ações para serem entregues, reformas feitas pelo Iphan. É assim terrível”, disse a ministra, detalhando que está em contato com as secretarias de Cultura da região.

*Metro1

Foto: Metropress/Isabelle Corbacho

Compartilhe

Notícias relacionadas

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *