Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ministério da Saúde emite alerta para imunização contra febre-amarela

O Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos de febre-amarela após registros de dois novos casos na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. Em nota, a pasta destacou que agilidade é importante para que futuros surtos de febre-amarela no país sejam evitados e ações de resposta sejam prontamente executadas.

O comunicado ressalta que a doença é facilmente evitável por meio de vacina, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para todas as idades. Entretanto, a cobertura vacinal contra a febre-amarela no Brasil está abaixo do recomendado. Entre as recomendações do ministério estão o alerta para que equipes de vigilância e de imunização intensifiquem as ações nas áreas afetadas, com ampliação para municípios vizinhos; a notificação do adoecimento ou morte de macacos; e a atenção a sintomas de febre leve e moderada em pessoas não vacinadas.

A pasta recomenda ainda que seja utilizada a estratégia da busca ativa de pessoas não vacinadas nas regiões de ocorrência de casos. Na última sexta-feira, 150 mil doses extras da vacina contra febre-amarela foram disponibilizadas ao estado de São Paulo. De acordo com o ministério, a febre-amarela é classificada como endêmica apenas na região amazônica, mas, de tempos em tempos, o vírus reaparece em outras áreas. A maioria dos casos ocorre entre dezembro e maio.

Nos últimos seis meses, quatro casos foram registrados no país, um em Roraima, um no Amazonas e dois em São Paulo. Desse total, três pacientes morreram. Os dois casos mais recentes foram identificados em um homem de 50 anos, morador da região entre Águas de Lindóia e Monte Sião, que morreu; e outro, de 28 anos, no município de Serra Grande, que já está curado.

*metro1

Foto: Flavia Villela/Agência Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

RONDESP RECÔNCAVO APREENDE ARMAS DE FOGO DURANTE AÇÕES DE SEGURANÇA NOS FESTEJOS JUNINOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Na madrugada desta terça-feira (23), equipes da Rondesp Recôncavo apreenderam uma pistola calibre 9mm e uma submetralhadora durante ações de policiamento ostensivo realizadas após os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus. Durante patrulhamento no bairro Urbis IV, policiais militares identificaram dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação

Leia mais »