Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conitec abre consulta pública sobre inclusão da semaglutida no SUS

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) abriu nesta segunda-feira (9) consulta pública sobre possível inclusão da semaglutida nos serviços públicos de saúde. Utilizada nos medicamentos Ozempic e Wegovy, a substância é conhecida pelo efeito emagrecedor, embora tenha sido desenvolvida originalmente para o tratamento do diabetes.

O foco da consulta é o uso do Wegovy 2,4 mg em pacientes com obesidade, histórico de doença cardiovascular e idade superior a 45 anos. A população e profissionais de saúde podem enviar contribuições até 30 de junho, que serão consideradas na decisão final sobre a incorporação do medicamento ao SUS.

Conitec já havia recomendado a não inclusão da medicação devido ao custo estimado de até R$ 7 bilhões em cinco anos. A farmacêutica Novo Nordisk, responsável pelo pedido, argumenta que a adoção pode gerar economia ao reduzir despesas com doenças crônicas. No momento, a semaglutida não está disponível no SUS, mas a liraglutida — substância semelhante — já é utilizada em algumas regiões e instituições públicas.

*Metro1

Foto: Getty Imagens

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

Anvisa aprova primeiro tratamento oral para câncer de mama

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (22), o Inluriyo (imlunestranto), primeiro tratamento oral do país voltado para pacientes com câncer de mama localmente avançado ou metastático do tipo receptor de estrogênio positivo (ER+) e HER2 negativo, com mutação no gene ESR1, que já tenham sido submetidas

Leia mais »