Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brasil vai assinar acordo com a Argentina para ampliar importação e reduzir preço do gás, diz ministro

O Brasil deve assinar um acordo com a Argentina nesta segunda-feira (18) para ampliar as importações de gás natural, com o objetivo de reduzir os custos do insumo. Ao jornal o Globo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que o acordo será firmado durante as reuniões do G20 no Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com o ministro, a medida visa aproveitar o gás do megacampo de Vaca Muerta, na Argentina, e deve começar com a importação de 2 milhões de metros cúbicos por dia, com a previsão de aumento gradual até alcançar 30 milhões de m³/dia até 2030.

A importação de gás argentino tem o objetivo de aumentar a oferta e reduzir o preço do insumo, o que beneficiaria a indústria brasileira, que enfrenta altos custos de gás. O gás de Vaca Muerta, que custa US$ 2 por milhão de BTUs na Argentina, seria comercializado por um preço de US$ 7 a US$ 8 no Brasil, bem abaixo dos US$ 13,82 atuais, conforme informado pelo setor industrial. A expectativa do governo é que a medida ajude na reindustrialização do país.

O acordo com a Argentina prevê cinco rotas possíveis para o envio do gás ao Brasil, incluindo o aproveitamento da estrutura do Gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol). Uma das alternativas discutidas envolve inverter o fluxo do Gasoduto Norte da Argentina para enviar gás em direção à Bolívia, aproveitando a infraestrutura do Gasbol para abastecer o mercado brasileiro.

*Metro1

Foto: Tauan Alencar/MME

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

RONDESP RECÔNCAVO APREENDE ARMAS DE FOGO DURANTE AÇÕES DE SEGURANÇA NOS FESTEJOS JUNINOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Na madrugada desta terça-feira (23), equipes da Rondesp Recôncavo apreenderam uma pistola calibre 9mm e uma submetralhadora durante ações de policiamento ostensivo realizadas após os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus. Durante patrulhamento no bairro Urbis IV, policiais militares identificaram dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação

Leia mais »