Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ataque a sistema desvia mais R$ 1,2 milhão do TSE

No dia 16 de abril, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi alvo de desvio de recursos públicos no valor de R$ 1,2 milhão. O caso foi revelado pelo jornal O Estadão na quinta-feira (25).

O montante, originalmente destinado a uma empresa de tecnologia de informação terceirizada pelo TSE em Brasília, foi redirecionado para três contas bancárias pertencentes a diferentes empresas e pessoas físicas.

O crime contribui para um total de R$ 15,2 milhões desviados da União após um ataque ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Até o momento, apenas R$ 2 milhões foram recuperados.

A Justiça Eleitoral não possui controle sobre a segurança e tecnologia do Siafi, uma plataforma utilizada por todos os órgãos do governo federal para efetuar pagamentos.

Do valor desviado, R$ 14 milhões foram provenientes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do TSE, com recursos que deveriam ser destinados ao Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), uma empresa pública de tecnologia.

No caso mais recente, os R$ 1,2 milhão estavam designados para a G4F, outra empresa de tecnologia de informação contratada pelo TSE em Brasília.

No entanto, esses fundos acabaram sendo direcionados para três contas bancárias não associadas ao fornecedor original.

Suspeita-se que informações pessoais, incluindo nomes, CPFs, CNPJs e chaves Pix, tenham sido utilizadas indevidamente para receber os fundos desviados.

Todos esses desvios foram realizados por meio de transferências Pix, um método em que o dinheiro é transferido da conta da União para a conta do destinatário instantaneamente.

O TSE declarou que o caso está sendo investigado pela Polícia Federal (PF) e está sob sigilo.

*Gazeta
Foto: José Cruz/Arquivo Agência Brasil
Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

RONDESP RECÔNCAVO APREENDE ARMAS DE FOGO DURANTE AÇÕES DE SEGURANÇA NOS FESTEJOS JUNINOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Na madrugada desta terça-feira (23), equipes da Rondesp Recôncavo apreenderam uma pistola calibre 9mm e uma submetralhadora durante ações de policiamento ostensivo realizadas após os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus. Durante patrulhamento no bairro Urbis IV, policiais militares identificaram dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação

Leia mais »