Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Saúde anuncia expansão do programa Mais Médicos com 2,2 mil profissionais e novo edital

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta segunda-feira (17) a abertura de um novo edital de contratação de profissionais para o programa Mais Médicos. O edital deve ser liberado ainda hoje.

Mais de 2,2 mil vagas serão ofertadas para atendimento e reposição de médicos em municípios que já participam do programa. Inicialmente, os gestores municipais deverão confirmar a adesão do município ao programa e a necessidade de postos no local. Somente após essa etapa as inscrições estarão abertas para médicos.

Segundo a Secretaria de Atenção Primária à Saúde, a expectativa é que os profissionais assumam postos a partir de maio. O secretário Felipe Proenço afirmou que, pela primeira vez, o edital criará um cadastro reserva de vagas para o programa. Médicos que estiverem na “lista de espera” poderão assumir, a qualquer momento, postos abertos com a saída de outros profissionais.

“O cadastro de reserva é um instrumento para agilizar a chegada caso haja uma sinalização do município de que é necessário o profissional. A gente garante uma reposição num curto espaço de tempo”, explicou o secretário em coletiva à imprensa.

Neste primeiro edital de 2025, o governo manterá a reserva de vagas para pessoas com deficiência e para negros, indígenas e quilombolas. As cotas na seleção do Mais Médicos haviam sido introduzidas no último ano.

O Mais Médicos é um programa que leva médicos para regiões nas quais há escassez ou ausência desses profissionais. Os selecionados atuam em equipes de saúde da família, responsáveis pelos primeiros atendimentos na rede pública de saúde e por encaminhar os pacientes para outras especialidades.

*metro1

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »