Amargosa, Castro Alves, Laje, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Santo Estêvão tiveram prisões por meio do reconhecimento facial das câmeras de segurança durante o São João. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que 45 foragidos da Justiça foram alcançados pelo sistema em toda a Bahia e destacou a redução dos acidentes nas rodovias estaduais.
O balanço parcial foi divulgado na madrugada desta quinta-feira (25). Segundo a SSP, o uso das novas Plataformas de Observação Elevadas (POEs) ampliou a cobertura das câmeras de segurança. Os 13 novos veículos, equipados com nove câmeras embarcadas, auxiliaram na captura de criminosos em 24 municípios baianos.
Os procurados foram presos nas cidades de Amargosa, Barra, Camaçari, Campo Formoso, Cardeal da Silva, Castro Alves, Conceição do Jacuípe, Gandu, Glória, Itaberaba, Itapé, Itororó, Jandaíra, Jequié, Laje, Mata de São João, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Santo Estêvão, São Domingos, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Teofilândia e Vitória da Conquista.
De acordo com a SSP, os foragidos respondem a processos por homicídio, estupro, receptação, tráfico de drogas, furto, porte ilegal de arma de fogo e dívida de pensão alimentícia.
“Agradeço aos policiais, peritos e bombeiros, além dos servidores da SSP pela total dedicação na Operação São João 2026. A redução da criminalidade nos festejos tem relação direta com o trabalho dos nossos guerreiros e guerreiras”, destacou o secretário Marcelo Werner.
O secretário informou ainda que 27 mil profissionais seguem intensificando as ações em todo o estado. “Seguimos com a Operação São João até o dia 30 de junho, nos eventos de São Pedro”, completou Werner.
Segurança nas estradas
Durante o período do São João, os policiais rodoviários registraram uma redução de 50% nos números de acidentes sem vítima. Segundo a SSP, blitz itinerantes, verificações de documentos, testes de bafômetros e inspeções veiculares foram realizadas nas estradas pelos policiais.
De acordo com o comandante da unidade, tenente-coronel Fabrício de Oliveira, a Polícia Rodoviária também registrou aumento de 75% nos flagrantes e de 33% na recuperação de veículos com restrição de furto ou roubo, em comparação ao mesmo período do ano passado.
“Faço um destaque para a cidade de Irecê e região, localidade que recebeu o maior número de baianos e turistas no interior. Por lá registramos uma redução de 100% nos sinistros nas estradas”, detalhou.
*blogdovalente
Foto: Alan Oliveira / SSP



