Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quase 50 mil brasileiros lutam na Justiça para ter o pai na certidão

Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelam que somente no primeiro semestre deste ano, 48.241 ações pedindo investigação de paternidade foram protocoladas em todos os tribunais do país. O volume equivale a uma média de 266 processos por dia.

O procedimento é adotado quando há ausência de registro paterno na certidão de nascimento. Na maioria dos casos, é movido pelas mães ou pelos próprios filhos, já adultos, em busca não apenas de direitos como pensão alimentícia e herança, mas também de reconhecimento e pertencimento.

Até junho deste ano, as ações de reconhecimento da paternidade somaram 29.228 casos. É um procedimento prévio, administrativo, consensual e sem custos, que tem o objetivo de produzir prova de paternidade de forma simples e rápida — sem a necessidade de judicialização. Desde 2020, já são 482.345 ações que tramitam ou tramitaram nos tribunais do país sobre o tema, segundo o Metrópoles.

*Metro1

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »

Companhias aéreas podem ser punidas por mudança de classe em voos sem permissão do passageiro; entenda

Um Projeto de Lei que proíbe que companhias aéreas mudem passageiros para uma classe inferior à contratada (downgrade) sem consentimento prévio está em análise na Câmara dos Deputados. O PL também estabelece indenizações automáticas aos consumidores afetados. O texto prevê que, caso o downgrade ocorra, a empresa será obrigada a oferecer

Leia mais »