Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Procura por tratamento contra o tabagismo cresce 95% no SUS; saiba como ter acesso ao serviço

Cada vez mais brasileiros têm recorrido ao Sistema Único de Saúde (SUS) em busca de apoio para abandonar o cigarro. Entre 2022 e 2025, o número de atendimentos voltados ao tratamento do tabagismo na Atenção Primária à Saúde saltou de 1,2 milhão para 2,5 milhões, um crescimento de 95%, segundo dados do Ministério da Saúde.

O aumento também foi registrado nas atividades coletivas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), como grupos de apoio e ações educativas. Nesse período, a quantidade de iniciativas passou de 61,9 mil para 157,1 mil, enquanto o número de participantes mais que dobrou, chegando a 2,1 milhões.

Segundo o Ministério da Saúde, a ampliação da rede de atendimento contribuiu para esse resultado. O país passou de 82,5 mil para 104,3 mil equipes e serviços com financiamento federal, fortalecendo a oferta de acompanhamento para quem deseja deixar o tabaco.

Ao mesmo tempo, a pasta chama atenção para o crescimento do uso de cigarros eletrônicos entre os jovens. Dados do Vigitel 2024 mostram que a proporção de adultos que fumam ou utilizam dispositivos eletrônicos aumentou de 11,3% para 13,1% entre 2019 e 2024. Na faixa de 18 a 24 anos, o índice atingiu 10,1%, o maior já registrado.

Saiba como ter acesso ao serviço

O SUS oferece tratamento gratuito para fumantes, incluindo acompanhamento individual ou em grupo e, quando necessário, medicamentos como adesivos, gomas e pastilhas de nicotina, além da bupropiona. É recomendado procurar os Centros/Postos de Saúde ou a Secretaria de Saúde do município para informações sobre locais e horários para o tratamento.

*metro1

Foto: Canva Imagens

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

Jerônimo Rodrigues autoriza nova etapa das obras da Ponte Salvador–Itaparica

A construção da Ponte Salvador–Itaparica avançou mais uma etapa nesta segunda-feira (15), com a autorização para o início das intervenções em terra no município de Vera Cruz. O documento foi assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante cerimônia realizada na Governadoria, em Salvador, com a presença do vice-governador Geraldo Júnior e

Leia mais »