Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Por falta de água, luz e alimentação, prefeito quer evacuar município inundado no RS

O prefeito de Eldorado do Sul, cidade do Rio Grande do Sul que foi totalmente tomada pelas inundações, afirmou que deseja retirar todos os moradores do local. “Preciso evacuar a cidade porque estamos sem água, sem energia e sem comida”, disse Ernani de Freitas (PDT).

Em entrevista à CNN, Ernani afirmou que, além de 100% da área urbana do município estar alagada, os moradores ainda enfrentam falta de luz, alimentação, água e sinal telefônico. O cenário torna inviável a permanência da população. “Estou aceitando todo tipo de ajuda. Cidades que possam receber 200, 300, 500 pessoas por pelo menos 15 dias. Nós temos ainda uns 2 mil desabrigados”, contou o chefe do Executivo.

Ernani, que também teve a casa tomada pela alta do Rio Guaíba, diz que todos terão que recomeçar do zero: “É uma situação de horror. Não há uma casa que não foi tomada pela água. Não temos um comércio em condições de abrir as portas”.

“Tive que pegar essas pessoas e colocar na BR, ao relento, porque era o único lugar seguro. Tu não consegue comprar um quilo de arroz no centro de Eldorado do Sul. É uma situação que jamais alguém no mundo pode imaginar o que estamos enfrentando”, relatou o prefeito.

Eldorado do Sul não possui nenhum lugar seguro para alocar a população resgatada, pois até o prédio da prefeitura foi alagado. Como tática inicial, a Prefeitura indicava que as pessoas desabrigadas fossem para às margens de uma rodovia que o rio não havia ainda alcançado. Porém com o aumento de moradores afetados e avanço da água, a população precisou ser resgatada em barcos e motos aquáticas para cidades próximas.

Foto: Reprodução/Defesa Civil do RS

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

RONDESP RECÔNCAVO APREENDE ARMAS DE FOGO DURANTE AÇÕES DE SEGURANÇA NOS FESTEJOS JUNINOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Na madrugada desta terça-feira (23), equipes da Rondesp Recôncavo apreenderam uma pistola calibre 9mm e uma submetralhadora durante ações de policiamento ostensivo realizadas após os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus. Durante patrulhamento no bairro Urbis IV, policiais militares identificaram dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação

Leia mais »