Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ponte Salvador-Itaparica: Iphan aponta insuficiência em estudos e concessionária apresenta plano para destravar licenciamento

O processo de licenciamento ambiental do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica enfrenta um impasse técnico no início de 2026. A Superintendência do Iphan na Bahia emitiu um parecer técnico (22/2026), no qual considera insuficiente o Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Imaterial (RAIPI) apresentado pela concessionária responsável pelas obras.

A informação foi publicada pelo jornal Correio nesta quinta-feira (19), e confirmada pela reportagem do Bahia Notícias ao acessar os documentos. Em resposta aos apontamentos do Iphan, o consórcio enviou um novo Plano de Ação, buscando alinhar as exigências do órgão federal com o cronograma das obras.

No parecer técnico de janeiro de 2026, os antropólogos e historiadores do Iphan concluíram que a documentação atual não oferece garantias suficientes para a proteção do patrimônio cultural. A principal crítica recai sobre o escopo territorial da pesquisa: enquanto o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) define uma Área de Influência Direta (AID) socioeconômica de 16 municípios, o relatório da concessionária abrangeu apenas cinco.

O parecer destaca que manifestações centrais da identidade baiana, como o Ofício das Baianas de Acarajé, a Capoeira e o Samba de Roda, possuem uma “integração funcional” com o território que não foi plenamente captada. A Feira de São Joaquim, descrita como um “tecido social vivo”, foi identificada como um dos pontos de maior sensibilidade, com previsão de impactos negativos de “ocorrência certa”, como a desestruturação de redes de comércio tradicional e a violação de lugares sagrados.

Além disso, o órgão apontou a falta de uma consulta prévia, livre e informada às comunidades tradicionais, conforme preconiza a Convenção 169 da OIT. Detentores da Festa do Senhor do Bonfim e associações de classe, como a ABAM (baianas) e o Sindifeira (feirantes), registraram queixas sobre a falta de diálogo direto e informações detalhadas sobre as obras.

RESPOSTA DA CONCESSIONÁRIA
Diante da negativa de anuência para a Licença de Instalação (LI), o governo e as concessionárias apresentaram, em fevereiro de 2026, um Plano de Ação reestruturado. O novo documento adota uma “abordagem progressiva e adaptativa”, dividindo as obrigações em duas fases: ações preparatórias antes da licença e estudos de campo aprofundados após a emissão da LI.

A concessionária se comprometeu a ampliar a pesquisa para os 12 municípios anteriormente omitidos. O novo plano também prevê a criação de um Programa de Gestão do Patrimônio Imaterial (PGPI) e o acompanhamento por um Comitê de Monitoramento e Mobilização Social, que deve ser instituído em abril de 2026.

Para resolver o impasse metodológico, o consórcio propôs realizar novas pesquisas de campo no segundo semestre de 2026, respeitando os calendários religiosos e festivos das comunidades. O Plano de Ação também incluiu o patrimônio material, prevendo modelagens 3D e estudos volumétricos para avaliar o impacto visual da ponte sobre o Centro Histórico de Salvador e o Conjunto da Cidade Baixa.

Ainda conforme o documento, a estratégia apresentada pelo consórcio tem o objetivo de conseguir a anuência técnica do Iphan até a primeira quinzena de maio de 2026. O objetivo final é garantir a emissão da Licença de Instalação pelo Inema até o dia 4 de junho de 2026. O Iphan recomenda que, para que o processo avance, o Programa de Gestão de Bens Registrados seja validado de forma documentada, assegurando que as medidas de mitigação e compensação atendam às necessidades reais dos grupos afetados.

Foto: Divulgação
Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

Anvisa aprova novo medicamento para tratar a fenilcetonúria; conheça a doença

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do Sephience, um novo medicamento para o tratamento da fenicetonúria, ou PKU, como é conhecida mundialmente. Entenda a doença   A doença genética grave é causada pela deficiência da enzima hepática responsável pela conversão da fenilalanina presente nas proteínas da alimentação,

Leia mais »

Viradouro é a campeã do carnaval do Rio 2026

A Viradouro conquistou o título do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026 ao levar para a Marquês de Sapucaí um enredo sobre a trajetória de Mestre Ciça. Com três notas dez no quesito samba-enredo, a escola chegou aos 250 pontos e não poderia mais ser alcançada pelas adversárias. Após

Leia mais »

Governo da Bahia faz parceria com a Índia para baratear remédios

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), que faz parte da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Índia, vai visitar instalações de empresas e firmar acordos para fechar uma parceria que permite o governo estadual produzir cerca de quatro medicamentos oferecidos atualmente no SUS. Entre os objetivos estão o barateamento do preço

Leia mais »