Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Polícia Federal desarticula ponto de beneficiamento ilegal de barbatanas de tubarão na Bahia

A Polícia Federal interrompeu nesta quinta-feira (12) o funcionamento de um ponto de beneficiamento de barbatanas de tubarão no município de Rodelas, na Bahia. A prática é proibida pela legislação brasileira.

A operação, que faz parte das ações contra crimes ambientais, encontrou 1,583 kg de barbatanas de tubarão de diversas espécies, inclusive espécies ameaçadas de extinção, e em diversos estágios de secagem.

Em ação conjunta com o INEMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), os policiais conduziram sete pessoas que estavam no local à Delegacia de Polícia de Juazeiro, quatro deles eram brasileiros, sendo um menor, e três eram chineses. Eles foram autuados em flagrante por crimes contra a fauna, receptação qualificada e corrupção de menores. O material apreendido será encaminhado para análise técnica pelos órgãos ambientais.

A legislação brasileira proíbe a captura dirigida de tubarões e considera crime o armazenamento, transporte, beneficiamento ou comercialização de partes desses animais sem autorização. A atividade é potencializada pela lucratividade extrema do mercado internacional.

*metro1

Foto: Divulgação/PF

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

Ambulantes que se formalizaram como MEI crescem 45% em 2 anos

O número de ambulantes formalizados como microempreendedores individuais (MEI), em 2025, cresceu 45% em relação a 2023. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mais de 56 mil profissionais que comercializam nas ruas se registraram como MEI no ano passado, contra 38 mil em

Leia mais »

Vendas no varejo do Brasil têm mais um ano de alta em 2025, aponta IBGE

O setor varejista brasileiro encerrou 2025 com alta acumulada de 1,6%, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (13). Apesar do crescimento anual, o ritmo das vendas mostrou forte desaceleração em relação a 2024, quando o aumento foi de 4,1%. Em dezembro, as vendas

Leia mais »