Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PF identifica mais de 2 mil drones ilegais em áreas sensíveis durante a COP30

Dados parciais foram divulgados pela Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (18), mostrando que mais de 2 mil drones entraram em operação, sem a devida autorização, em áreas sensíveis durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em Belém.

As operações de vigilância e defesa do espaço aéreo durante a COP30 estão sendo conduzidas pelo Centro Integrado de Controle de Aeronaves Remotamente Pilotadas e Contramedidas (CIC-ARP/CM). Segundo o centro, entre os dias 31 de outubro e 15 de novembro, o sistema de monitoramento identificou 2.270 drones ilegais e impediu 184 tentativas de voo proibido.

A Polícia Federal reforçou que está proibida a operação de drones em áreas vinculadas à conferência e à segurança presidencial, especialmente nos arredores do Aeroporto Internacional de Belém, do Parque da Cidade, dos portos Miramar e Outeiro e em qualquer local onde o presidente da República esteja presente.

A PF lembra que o uso de aeronaves remotamente pilotadas sem autorização configura infração administrativa e pode caracterizar crime, sujeitando o responsável a penalidades civis, criminais e administrativas previstas na legislação penal e aeronáutica brasileira.

“As atividades de monitoramento e neutralização seguirão sendo executadas pela Polícia Federal para assegurar a proteção do evento e a segurança dos participantes”, destacou a corporação.

*metro1

Foto: Canva IA

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

Codesal descarta risco e apura alerta enviado a celulares em Salvador

Moradores de Salvador foram surpreendidos na madrugada deste sábado (20) por uma mensagem de alerta extremo enviada para celulares. O aviso, recebido por volta de 1h30, continha apenas a palavra “misantropia” e foi acompanhado pelo som característico utilizado em comunicações de emergência, causando preocupação e dúvidas entre a população. Nas

Leia mais »

Aumento de casos leva SUS a ampliar atendimento a viciados em bets

O Ministério da Saúde pretende ampliar, ainda este ano, os atendimentos por telefone e por videochamadas para pessoas com problemas relacionados à dependência em jogos de apostas. Conforme a Agência Brasil apurou, a atual estratégia de teleatendimento será reforçada por meio da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema

Leia mais »