Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PF deflagra operação que investiga venda ilegal de dados de pacientes do SUS

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma estrutura empresarial que acessava e vendia ilegalmente dados sensíveis de saúde de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a operação – realizada nesta quarta-feira (4), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e nas cidades de Vinhedo e Valinhos, no estado deSão Paulo.

O início da investigação ocorreu após o Ministério da Saúde ter sido notificado por meio do Datasus sobre um incidente de segurança cibernética envolvendo uma ferramenta comercializada pela empresa investigada, baseada em inteligência artificial e destinada a profissionais de saúde. De acordo com as apurações, o sistema permitia o acesso indevido a informações clínicas sigilosas de pacientes, mediante consulta por dados identificadores.

Em meio aos desdobramentos, a Justiça Federal determinou a suspensão imediata de domínios e de APIs vinculados à empresa, com o objetivo de interromper a continuidade da exposição dos dados.

Os investigados
As pessoas investigadas poderão responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático e de receptação qualificada de dados. As penas somadas podem chegar a 13 anos de reclusão, sem prejuízo de outros delitos que venham a ser identificados no curso das investigações.

*metro1

Foto: PF/Divulgação

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »

Companhias aéreas podem ser punidas por mudança de classe em voos sem permissão do passageiro; entenda

Um Projeto de Lei que proíbe que companhias aéreas mudem passageiros para uma classe inferior à contratada (downgrade) sem consentimento prévio está em análise na Câmara dos Deputados. O PL também estabelece indenizações automáticas aos consumidores afetados. O texto prevê que, caso o downgrade ocorra, a empresa será obrigada a oferecer

Leia mais »