Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Passa a valer nova norma da Anvisa para receitas de medicamentos controlados; entenda

A partir desta sexta-feira (13), todos os receituários utilizados para a prescrição de medicamentos controlados poderão ser impressos em gráficas pelos próprios profissionais prescritores e por instituições de saúde. A medida foi aprovada no fim do ano passado pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Até então, alguns modelos, como os receituários de cor amarela, eram impressos exclusivamente pela autoridade sanitária local. Com a nova resolução, a impressão de todos os tipos passa a ser permitida diretamente pelos prescritores e instituições, desde que seja mantida a obrigatoriedade da numeração fornecida previamente pela vigilância sanitária competente.

Em nota, a Anvisa informou que a medida faz parte de um conjunto de ações voltadas à desburocratização e à ampliação do acesso da população a medicamentos. A agência destacou que a norma não elimina a exigência de impressão nem altera regras adicionais que possam ser estabelecidas por autoridades sanitárias locais, recomendando consulta em caso de dúvidas.

Segundo a Anvisa, os modelos de receituários previstos nos anexos da Portaria nº 344/1998 deixam de ser válidos para novas impressões a partir desta sexta-feira. Os novos modelos estão disponíveis no Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR). Receituários impressos até 12 de fevereiro de 026 seguem válidos por tempo indeterminado.

*metro1

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

Ambulantes que se formalizaram como MEI crescem 45% em 2 anos

O número de ambulantes formalizados como microempreendedores individuais (MEI), em 2025, cresceu 45% em relação a 2023. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mais de 56 mil profissionais que comercializam nas ruas se registraram como MEI no ano passado, contra 38 mil em

Leia mais »

Vendas no varejo do Brasil têm mais um ano de alta em 2025, aponta IBGE

O setor varejista brasileiro encerrou 2025 com alta acumulada de 1,6%, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (13). Apesar do crescimento anual, o ritmo das vendas mostrou forte desaceleração em relação a 2024, quando o aumento foi de 4,1%. Em dezembro, as vendas

Leia mais »