Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Paraná confirma sétima morte após passagem de tornados

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou, nesta terça-feira (11), a sétima morte relacionada à passagem de três tornados que atingiram o estado na última sexta-feira (8). A vítima, um homem de 70 anos, morreu no sábado (9), na Unidade de Saúde Central de Rio Bonito do Iguaçu, em decorrência de insuficiência cardíaca aguda.

De acordo com os governos do Paraná e de Santa Catarina, seis tornados se formaram a partir das mesmas condições atmosféricas e atingiram, quase simultaneamente, ao menos seis cidades: Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Guarapuava, no Paraná, e Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina.

Os maiores danos foram registrados em Rio Bonito do Iguaçu, município de cerca de 14 mil habitantes, a 400 quilômetros de Curitiba. Das sete mortes confirmadas, seis ocorreram na cidade, onde ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h destruíram cerca de 90% da área urbana.

A sétima vítima morreu em Guarapuava, outra das cidades atingidas. Segundo a Secretaria de Saúde, 20 pessoas seguem internadas, sendo 11 em Guarapuava, seis em Laranjeiras do Sul e três em Cascavel. Ao todo, 835 atendimentos já foram realizados a vítimas dos tornados, com a mobilização de mais de 400 profissionais entre socorristas, equipes hospitalares, técnicos e voluntários.

O governo do Paraná decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu e homologou situação de emergência em outras 32 cidades afetadas por eventos climáticos nas últimas duas semanas, entre elas, Astorga, Marialva, Santa Helena e Roncador. Antes dos tornados, o estado já vinha sendo impactado por temporais, vendavais, enxurradas e granizo, o que agravou o cenário de destruição.

*Metro1

Foto: Ari Dias/AEN

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

Codesal descarta risco e apura alerta enviado a celulares em Salvador

Moradores de Salvador foram surpreendidos na madrugada deste sábado (20) por uma mensagem de alerta extremo enviada para celulares. O aviso, recebido por volta de 1h30, continha apenas a palavra “misantropia” e foi acompanhado pelo som característico utilizado em comunicações de emergência, causando preocupação e dúvidas entre a população. Nas

Leia mais »

Aumento de casos leva SUS a ampliar atendimento a viciados em bets

O Ministério da Saúde pretende ampliar, ainda este ano, os atendimentos por telefone e por videochamadas para pessoas com problemas relacionados à dependência em jogos de apostas. Conforme a Agência Brasil apurou, a atual estratégia de teleatendimento será reforçada por meio da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema

Leia mais »