Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Monitoramento via satélite identifica 130 balsas de garimpo ilegal em rio do Amazonas

Um monitoramento via satélite realizado pelo Greenpeace Brasil identificou 130 balsas de garimpo ilegal atuando no Rio Madeira, na altura entre os municípios de Novo Aripuanã e Humaitá, no Amazonas. A identificação ocorre cinco meses depois de o Ibama e a Polícia Federal destruírem mais de 450 embarcações no local, no curso da Operação Prensa, realizada em agosto do ano passado. A organização alerta para a retomada das atividades ilegais na região.

A organização destaca que o Rio Madeira enfrenta uma epidemia ilegal de extração de ouro há mais de 40 anos, e cobra ações do governo federal. A atividade, segundo o Greenpeace, é impulsionada por garimpos embarcados que dragam sedimentos de fundo do rio com maquinário pesado, destruindo o leito, contaminando as águas com mercúrio e impactando gravemente as comunidades ribeirinhas.

De acordo com o MapBiomas, a área de garimpo terrestre na bacia do Madeira saltou de 3.753 hectares em 2007, para 9.660 hectares em 2020, um aumento de 5.907 hectares – área equivalente a mais de 8.200 campos de futebol.

*Metro1

Foto: Divulgação/Greenpeace Brasil

Mais Notícias

PF deflagra operação que investiga venda ilegal de dados de pacientes do SUS

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma estrutura empresarial que acessava e vendia ilegalmente dados sensíveis de saúde de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a operação – realizada nesta quarta-feira (4), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e nas cidades de Vinhedo e Valinhos,

Leia mais »