Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ministério da Saúde recomenda cálcio para gestantes a partir da 12ª semana

O Ministério da Saúde recomendou que todas as gestantes do Brasil iniciem a suplementação de cálcio a partir da 12ª semana de gestação. Medida visa prevenção de pré-eclâmpsia e eclâmpsia, condições causadas por hipertensão, as principais causas de nascimentos prematuros e mortes maternas e fetais.

O protocolo será adotado no pré-natal do Sistema Único de Saúde (SUS) e visa reduzir a morbimortalidade, especialmente entre mulheres negras e indígenas. O medicamento já está disponível nas unidades de saúde, com a responsabilidade de distribuição ficando a cargo dos estados e municípios.

Além do cálcio, as gestantes continuam a receber a prescrição universal de ácido fólico e ferro. A mudança na prescrição do cálcio, agora para todas as gestantes, baseia-se em estudos que mostram o baixo consumo de cálcio entre as brasileiras.

*Metro1

Foto: Divulgação

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

Anvisa aprova primeiro tratamento oral para câncer de mama

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (22), o Inluriyo (imlunestranto), primeiro tratamento oral do país voltado para pacientes com câncer de mama localmente avançado ou metastático do tipo receptor de estrogênio positivo (ER+) e HER2 negativo, com mutação no gene ESR1, que já tenham sido submetidas

Leia mais »