Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ministério da Saúde publica atualização do protocolo de tratamento para doença falciforme

O Ministério da Saúde atualizou o protocolo de tratamento para doença de falciforme no Sistema Único de Saúde (SUS). A publicação chega após o país contar com 2 novos medicamentos para tratamento de pacientes com a enfermidade. A inclusão chega em meio a uma mudança no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da doença de falciforme, divulgada pela pasta anteriormente, no mês de novembro.

Segundo o documento, foram incorporados nesta nova norma, a alfaepoetina, indicada para pacientes com comprometimento renal e níveis baixos de hemoglobina. O medicamento é classificado como uma nova alternativa terapêutica para aumentar a produção de glóbulos vermelhos; e uma nova apresentação da hidroxiureia, em cápsulas de 100 mg.

Anteriormente o remédio estava disponível apenas em cápsulas de 500 mg. Segundo o órgão, a nova apresentação vai possibilitar o uso em pacientes pediátricos, a partir de 9 meses.

O novo texto possui ainda recomendações sobre manifestações clínicas e diagnósticos laboratoriais para diferentes perspectivas da doença, além da inclusão dos novos produtos. A avaliação foi feita pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

*bahianoticias

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

RONDESP RECÔNCAVO APREENDE ARMAS DE FOGO DURANTE AÇÕES DE SEGURANÇA NOS FESTEJOS JUNINOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Na madrugada desta terça-feira (23), equipes da Rondesp Recôncavo apreenderam uma pistola calibre 9mm e uma submetralhadora durante ações de policiamento ostensivo realizadas após os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus. Durante patrulhamento no bairro Urbis IV, policiais militares identificaram dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação

Leia mais »