Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ministério da Saúde amplia tratamento para casos graves de Alzheimer no SUS

O Ministério da Saúde ampliou o uso da donepezila para pacientes com forma grave da doença de Alzheimer via Sistema Único de Saúde (SUS). A ampliação foi divulgada por uma portaria publicada pelo órgão nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial da União. O medicamento em questão ajuda a preservar as funções cognitivas e a capacidade funcional dos pacientes e era disponibilizado, até então, apenas para pessoas com formas leves ou moderadas da doença na rede pública.

Em nota, a pasta informou que, a partir de agora, pacientes com forma grave da doença poderão usar a donepezila em conjunto ou não com a memantina, medicação já disponibilizada pelo SUS. A estimativa da pasta é que cerca de 10 mil pessoas sejam beneficiadas no primeiro ano da oferta do medicamento.

“O cuidado contínuo por meio desses medicamentos auxilia na redução de sintomas da doença, como confusão mental, apatia e alterações de comportamento nos pacientes”, destacou o comunicado.

A demanda para ampliação do uso da donepezila surge durante o processo de atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da doença de Alzheimer.

A doença de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa progressiva que atinge a memória, o comportamento e a autonomia dos pacientes. Embora não haja cura, o tratamento pode contribuir para a redução do ritmo da perda de capacidades.

Estudos apresentados à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) apontam que a continuidade do uso da donepezila pode melhorar sintomas como agitação, apatia e confusão, além de adiar a necessidade de institucionalização.

*Bahia Notícias

Foto: Raffa Neddermeyer / Agência Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

Codesal descarta risco e apura alerta enviado a celulares em Salvador

Moradores de Salvador foram surpreendidos na madrugada deste sábado (20) por uma mensagem de alerta extremo enviada para celulares. O aviso, recebido por volta de 1h30, continha apenas a palavra “misantropia” e foi acompanhado pelo som característico utilizado em comunicações de emergência, causando preocupação e dúvidas entre a população. Nas

Leia mais »

Aumento de casos leva SUS a ampliar atendimento a viciados em bets

O Ministério da Saúde pretende ampliar, ainda este ano, os atendimentos por telefone e por videochamadas para pessoas com problemas relacionados à dependência em jogos de apostas. Conforme a Agência Brasil apurou, a atual estratégia de teleatendimento será reforçada por meio da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema

Leia mais »