Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais de 90% dos aposentados que fizeram acordo foram ressarcidos

A maior parte dos aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em benefícios do INSS e aderiram ao acordo de reparação com o Governo Federal, já recebeu os valores de volta. Segundo o INSS, 98,5% dos que formalizaram a solicitação foram ressarcidos — o equivalente a mais de 1,64 milhão de pessoas. O número, divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Ministério da Previdência Social, foi alcançado na quinta-feira (7). Os pagamentos começaram a ser feitos a partir do dia 24 de julho e os reembolsos vão seguir a ordem de adesão: quem aderir primeiro, recebe primeiro.

A expectativa é que ainda mais pessoas sejam ressarcidas nos próximos dias, uma vez que, segundo o governo, mais de 2,43 milhões de beneficiários estão aptos a aderir ao acordo. “Desse total, 68,6%  formalizaram a solicitação e praticamente todos receberam. O pagamento é feito com segurança e agilidade, sem necessidade de apresentar documentos ou informar dados bancários”, informou o ministério ao projetar que cerca de 700 mil pessoas ainda podem aderir ao acordo e receber o dinheiro em apenas três dias.

O acordo é válido para quem contestou descontos indevidos e não recebeu resposta das entidades associativas em até 15 dias úteis. Abrange cobranças feitas entre março de 2020 e março de 2025 e não é preciso acionar a Justiça. Quem já entrou com ação, também pode participar — desde que ainda não tenha recebido o valor. A contestação pode ser feita até, pelo menos, 14 de novembro de 2025, mas o acordo seguirá disponível após essa data.

*Metro1

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Mais Notícias

PF deflagra operação que investiga venda ilegal de dados de pacientes do SUS

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma estrutura empresarial que acessava e vendia ilegalmente dados sensíveis de saúde de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a operação – realizada nesta quarta-feira (4), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e nas cidades de Vinhedo e Valinhos,

Leia mais »