Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula diz que governo não vai interferir em nova gestão do Banco Central

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, nesta sexta-feira (20), o trabalho de Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária e futuro presidente do Banco Central (BC), em um vídeo divulgado nas redes sociais.

Ao lado dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Rui Costa (Casa Civil), Lula reafirmou que o governo respeitará a autonomia do BC, em vigor desde 2021, garantindo independência para o mandato de seus diretores e presidente.

“Eu quero que você saiba que jamais haverá da parte da Presidência qualquer interferência no trabalho que você tem que fazer no Banco Central”, afirmou Lula. A partir de 1º de janeiro, Galípolo assumirá a presidência do BC para um mandato de quatro anos, sucedendo Roberto Campos Neto, que foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e liderou a instituição no primeiro ciclo sob o regime de autonomia. O Banco Central é responsável por supervisionar o sistema financeiro e conduzir a política monetária do país.

“Hoje, nós estamos oferecendo um presente, uma novidade ao Brasil. Esse jovem chamado Galípolo está assumindo a presidência do Banco Central. Queria dizer para o Galípolo que seguimos mais convictos do que nunca que a estabilidade econômica e o combate à inflação são as coisas mais importantes para proteger o salário e o poder de compra das famílias brasileiras. Tomamos as medidas necessárias para proteger a nova regra fiscal e seguiremos atentos à necessidade de novas medidas”, destacou o presidente da República, no início do vídeo.

*metro1

Foto: Agência Gov

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

RONDESP RECÔNCAVO APREENDE ARMAS DE FOGO DURANTE AÇÕES DE SEGURANÇA NOS FESTEJOS JUNINOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Na madrugada desta terça-feira (23), equipes da Rondesp Recôncavo apreenderam uma pistola calibre 9mm e uma submetralhadora durante ações de policiamento ostensivo realizadas após os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus. Durante patrulhamento no bairro Urbis IV, policiais militares identificaram dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação

Leia mais »