Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lucro de planos de saúde cresce mais de 400% em 2024, diz ANS

Um balanço feito pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aponta que as operadoras médico-hospitalares do Brasil registraram um lucro líquido de R$ 10,192 bilhões em 2024, um salto de 429% em relação ao ano anterior, quando o resultado foi de R$ 1,926 bilhão. Os dados foram publicados nesta terça-feira (18).

De acordo a matéria da Folha de São Paulo, este é o maior resultado registrado pelos planos da saúde desde 2020, quando iniciou a pandemia de coronavírus. Naquele ano, o lucro foi de R$ 17,6 bilhões.

Entre os fatores que contribuíram para o resultado estão a queda no número de sinistralidade (quando de fato é gasto com ocorrências médicas) e o reequilíbrio das contas pós-pandemia. O índice de sinistralidade caiu 1,5 ponto percentual no quarto trimestre de 2024, o que indica que em torno de 82,2% das receitas advindas das mensalidades dos planos foram utilizadas com as despesas assistenciais. Esta é a menor sinistralidade registrada neste período desde 2018.

Já o saldo de atividades diretas dos planos (diferença entre as receitas e despesas) ficou positivo em R$ 4 bilhões, patamar próximo ao dos anos pré-pandemia de Covid-19. Outra fonte de renda do setor é a remuneração das aplicações financeiras, que totalizaram R$ 120 bilhões ao final de 2024, período marcado por juros altos.

“A ANS segue monitorando de perto os indicadores econômico-financeiros para garantir que essa trajetória de recuperação se traduza em maior previsibilidade e solidez para o setor, sem comprometer o equilíbrio entre receitas e despesas assistenciais e o atendimento dos beneficiários”, afirmou Jorge Aquino, diretor de Normas e Habilitação das Operadoras da ANS.

O resultado é consequência também de reorganizações financeiras das operadoras, com fusões, aquisições e cortes de custos. Entre as medidas, estão o maior combate às fraudes e cancelamentos unilaterais de planos coletivos, conhecido como higienização de carteira, que exclui usuários custosos.

*Metro1

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

RONDESP RECÔNCAVO APREENDE ARMAS DE FOGO DURANTE AÇÕES DE SEGURANÇA NOS FESTEJOS JUNINOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Na madrugada desta terça-feira (23), equipes da Rondesp Recôncavo apreenderam uma pistola calibre 9mm e uma submetralhadora durante ações de policiamento ostensivo realizadas após os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus. Durante patrulhamento no bairro Urbis IV, policiais militares identificaram dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação

Leia mais »