Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Interior da Bahia tem mais de 1,2 mil casos de racismo registrados em 2024, aponta Ispe

Um levantamento do Instituto de Segurança Pública, Estatística e Pesquisa Criminal (Ispe) revelou que a Bahia registrou mais de 1,2 mil casos de injúria racial ao longo de 2024. O estudo reuniu dados de todo o estado e apontou que somente a capital, Salvador — conhecida por ser a cidade mais negra do país — contabilizou 492 ocorrências no período.

Os dados são revelados na mesma semana em que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu por maioria pela existência de racismo estrutural e de violações graves, embora haja divergências sobre a configuração de um “estado de coisas inconstitucional”.

A Bahia se revela como um estado com muitos casos de racismo registrados em diferentes cidades, mas o relatório também revela que 134 municípios baianos não registraram nenhum caso de injúria racial em 2024.

Entre as cidades com maiores números absolutos, destacam-se os principais centros urbanos do estado. Feira de Santana lidera com 67 registros, seguida por Vitória da Conquista (38), Camaçari (35), Itabuna (33), Lauro de Freitas (33), Porto Seguro (28), Ilhéus (21), Luís Eduardo Magalhães (20), Barreiras (18), Alagoinhas (16) e Valença (16).

Outros municípios que ultrapassaram a marca de 10 casos foram: Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Alcobaça, Inhambupe, Poções, Cruz das Almas, Jequié, Mata de São João, Ruy Barbosa e Santo Antônio de Jesus.

*Bahia Notícias

Foto: Paulo José / Acorda Cidade

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

Codesal descarta risco e apura alerta enviado a celulares em Salvador

Moradores de Salvador foram surpreendidos na madrugada deste sábado (20) por uma mensagem de alerta extremo enviada para celulares. O aviso, recebido por volta de 1h30, continha apenas a palavra “misantropia” e foi acompanhado pelo som característico utilizado em comunicações de emergência, causando preocupação e dúvidas entre a população. Nas

Leia mais »

Aumento de casos leva SUS a ampliar atendimento a viciados em bets

O Ministério da Saúde pretende ampliar, ainda este ano, os atendimentos por telefone e por videochamadas para pessoas com problemas relacionados à dependência em jogos de apostas. Conforme a Agência Brasil apurou, a atual estratégia de teleatendimento será reforçada por meio da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema

Leia mais »