Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

INSS: Governo proporá reembolso mais ágil a quem não judicializar

O governo vai propor um acordo aos aposentados e pensionistas lesados pelas fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): em troca do reembolso em parcela única ainda em 2025, o beneficiário deverá se comprometer a não entrar na Justiça contra a União.

A sugestão será apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Supremo Tribunal Federal (STF) na terça-feira (24), durante a audiência de conciliação convocada pelo ministro Dias Toffoli. Um “spoiler” foi dado pelo ministro-chefe da AGU, Jorge Messias, em “live” realizada nesta quarta (18). Segundo ele, a adesão ao acordo não é obrigatória. “O direito de acessar a Justiça é uma garantia da Constituição. O que queremos dizer é que isso não será necessário.”

Messias acionou o Supremo pedindo a suspensão de todas as ações judiciais que tramitam contra o governo devido aos descontos associativos feitos sem autorização. São cerca de 65 mil processos, envolvendo uma cifra de quase R$ 1 bilhão. Na ação da AGU, também é solicitado aval à abertura de crédito extraordinário para viabilizar o ressarcimento célere dos aposentados e pensionistas, diante da possível demora em levantar os valores com os próprios investigados.

*Metro1

Foto: Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Mais Notícias

PF deflagra operação que investiga venda ilegal de dados de pacientes do SUS

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma estrutura empresarial que acessava e vendia ilegalmente dados sensíveis de saúde de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a operação – realizada nesta quarta-feira (4), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e nas cidades de Vinhedo e Valinhos,

Leia mais »