O governo do presidente americano Donald Trump está elaborando planos para uma repressão à imigração em Chicago, terceira maior cidade dos Estados Unidos, que envolveria 200 agentes do Departamento de Segurança Interna (DHS) e o uso de uma base naval fora da cidade como área de preparação, segundo documentos internos obtidos pelo New York Times revelados na quinta-feira (28).
O pedido para usar uma base naval em Illinois, redigido nos últimos dias pelo DHS, sugeria que o governo planejava uma operação robusta, possivelmente durante o mês de setembro. Caso seja aprovado pelo Departamento de Defesa, o pedido seria um exemplo notável dos recursos militares do país sendo usados para aplicação da lei civil por uma administração que vem ultrapassando cada vez mais a linha entre ambos.
A cidade há muito é alvo do governo. Nas últimas semanas, Trump chamou Chicago de uma “bagunça”, e autoridades de imigração têm se chocado com a liderança da cidade por seu status de cidade santuário, termo que geralmente se refere a lugares que limitam a cooperação com agentes que buscam deportar imigrantes sem status regularizado.
*Metro1
Foto: Official White House/Daniel Torok



