Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fibromialgia será considerada deficiência a partir de 2026

A partir de janeiro de 2026, pessoas com fibromialgia passarão a ser oficialmente reconhecidas como pessoas com deficiência (PcD) em todo o Brasil. A Lei 15.176, de 2025, sancionada sem vetos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (24) e entra em vigor em 180 dias. A aprovação no Congresso Nacional ocorreu em 2 de julho.

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores musculares e nas articulações, além de sintomas como fadiga, tontura, ansiedade e depressão, causada por uma disfunção chamada “sensibilização central”, que torna os neurônios da dor excessivamente excitáveis. A nova lei estende às pessoas com a condição direitos como cotas em concursos públicos e isenção de IPI na compra de veículos.

Para garantir esses direitos, será necessário o atestado de uma equipe de saúde, composta por médicos e psicólogos, que avaliará se a pessoa tem limitações que afetam sua participação em igualdade com os demais. O SUS já oferece tratamento para a síndrome, e o reconhecimento da fibromialgia como deficiência, já existente em locais como o Distrito Federal, passa agora a valer em todo o país.

*metro1

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

Ferry-boat tem espera de mais de quatro horas nesta sexta

O sistema ferry-boat registra fila muito intensa nesta sexta-feira (19). Segundo a Internacional Travessias Salvador (ITS), responsável pela operação, o tempo de espera para embarque ultrapassa quatro horas no Terminal de São Joaquim, em Salvador. No sentido oposto, da Ilha de Itaparica (Bom Despacho) para Salvador, há pouca fila, com

Leia mais »