Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fibromialgia será considerada deficiência a partir de 2026

A partir de janeiro de 2026, pessoas com fibromialgia passarão a ser oficialmente reconhecidas como pessoas com deficiência (PcD) em todo o Brasil. A Lei 15.176, de 2025, sancionada sem vetos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (24) e entra em vigor em 180 dias. A aprovação no Congresso Nacional ocorreu em 2 de julho.

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores musculares e nas articulações, além de sintomas como fadiga, tontura, ansiedade e depressão, causada por uma disfunção chamada “sensibilização central”, que torna os neurônios da dor excessivamente excitáveis. A nova lei estende às pessoas com a condição direitos como cotas em concursos públicos e isenção de IPI na compra de veículos.

Para garantir esses direitos, será necessário o atestado de uma equipe de saúde, composta por médicos e psicólogos, que avaliará se a pessoa tem limitações que afetam sua participação em igualdade com os demais. O SUS já oferece tratamento para a síndrome, e o reconhecimento da fibromialgia como deficiência, já existente em locais como o Distrito Federal, passa agora a valer em todo o país.

*metro1

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Mais Notícias

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Ouvidoria Municipal, reforça diálogo com a população e apresenta resultados de janeiro

Canal registrou 52 atendimentos concluídos com êxito, fortalecendo a transparência e a participação social A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, por meio da Ouvidoria Municipal, reforça que o serviço segue como um canal direto entre a população e a gestão pública. Somente no mês de janeiro, foram registradas

Leia mais »

POLÍCIA CIVIL PRENDE PAI QUE ESTUPROU À PROPRIA FILHA

A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DA BAHIA, através dos policiais civis da Delegacia Territorial de Amargosa/Ba, na data de ontem (03/02/2026) deram cumprimento ao MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA contra o individuo de iniciais O.D.J.S., , 34 anos de idade, ele é acusado de ter estuprado sua filha de iniciais A.B.C.S.S.

Leia mais »