Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Emissões de gases de efeito estufa no Brasil registram queda de 12% em 2023

O Brasil registrou uma redução de 12% nas emissões de gases de efeito estufa em 2023, marcando a maior queda dos últimos 15 anos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (7) pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) do Observatório do Clima.

De acordo com o levantamento, o país emitiu 2,3 bilhões de toneladas de gases em 2023, volume equivalente ao impacto ambiental de cerca de 540 milhões de carros comuns. Em 2022, esse número havia sido de 2,6 bilhões de toneladas. A queda percentual é a maior desde 2009, ano que registrou o menor índice na série histórica iniciada em 1990.

O principal responsável pela redução foi a queda do desmatamento na Amazônia durante o governo Lula, após as sucessivas altas no governo Bolsonaro. O dado mais recente divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta quarta-feira (6), mostra que o desmatamento caiu 30% na Amazônia.

Apesar da queda, as emissões de gases estufa aumentaram nos outros biomas em 2023: 86% no Pantanal, 23% no Cerrado, 11% na Caatinga e 4% na Mata Atlântica. Além da Amazônia, o Pampa registrou 15% de queda, mas o bioma é responsável por apenas 1% do total de emissões.

*METRO1

Foto: Ralf Vetterle/Pixabay

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

Anvisa aprova primeiro tratamento oral para câncer de mama

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (22), o Inluriyo (imlunestranto), primeiro tratamento oral do país voltado para pacientes com câncer de mama localmente avançado ou metastático do tipo receptor de estrogênio positivo (ER+) e HER2 negativo, com mutação no gene ESR1, que já tenham sido submetidas

Leia mais »