Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Beber café pela manhã pode reduzir risco de morte por doenças cardiovasculares, mostra estudo

O hábito de tomar café pela manhã pode reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares. Isso é o que aponta um novo estudo publicado na revista científica “European Heart Journal”.

A pesquisa, realizada nos Estados Unidos, mostrou que aqueles que bebiam café pela manhã tiveram 16% menos probabilidade de morrer por qualquer causa e 31% menos chance de morrer por doenças cardiovasculares em comparação a pessoas que não bebiam café.

☕O mesmo não foi observado em pessoas que tomam café ao longo de todo o dia. Nesse cenário, não houve alteração na mortalidade.

Lu Qi, professor da Escola de Saúde Pública de Harvard e um dos líderes da pesquisa, explica que esse é o primeiro estudo que testa padrões de tempo de consumo de café e seus impactos na saúde.

“Nossas descobertas indicam que não é apenas se você bebe café ou quanto você bebe que é importante, mas também a hora do dia em que você bebe café”, analisa.

➡️O estudo entrevistou 40.725 adultos que participaram da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos EUA (NHANES) entre 1999 e 2018. Os participantes foram questionados sobre todos os alimentos que consumiam ao longo do dia, incluindo se bebiam café, quanto e quando.

“Há evidências consistentes mostrando os benefícios de beber café e uma relação próxima entre comportamentos circadianos [entenda mais abaixo] e a saúde humana”, comenta Lu Qi.

Café e o ciclo circadiano
Apesar do estudo não indicar o porquê de o consumo matinal da bebida reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares, Qi levanta uma hipótese que poderia explicar essa relação observada.

“Uma possível explicação é que consumir café à tarde ou à noite pode interromper os ritmos circadianos e os níveis de hormônios, como a melatonina”, sugere.

👉O ritmo ou ciclo circadiano é popularmente conhecido como relógio biológico. É o mecanismo do corpo que regula as atividades diárias do organismo dentro de aproximadamente 24 horas.

As alterações nesse ritmo podem aumentar os fatores de risco cardiovascular, como mudanças na pressão arterial e aumento de inflamações.

O pesquisador explica que, na parte da manhã, há um aumento na atividade simpática (que prepara o organismo para responder a situações de estresse ou medo) ao acordar e sair da cama – efeito que desaparece durante o dia e atinge seu nível mais baixo durante o sono.

“De fato, muitas pessoas que bebem café o dia todo sofrem de distúrbios do sono. Nesse contexto, o café parece suprimir a melatonina, um importante indutor de sono no cérebro”, comenta Qi.

A pesquisa também mostrou que houve alterações nos resultados se considerada a quantidade de café ingerida pela manhã: aqueles que bebiam grandes quantidades (mais de três xícaras) ou quantidades moderadas (duas a três xícaras) tiveram maiores reduções dos riscos do que as pessoas que bebiam pequenas quantidades (uma xícara ou menos).

Ainda que mostre a associação entre a ingestão de café e a saúde cardíaca, o pesquisador ressalta que são necessários mais estudos para validar as descobertas e ensaios clínicos para “testar o impacto potencial de mudar o horário do dia em que as pessoas tomar café”.

*G1

Foto: Freepik

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus intensifica investimentos e realiza obras estruturantes em diversas regiões da cidade

Pavimentações, construção e requalificação de praças, construção de escolas e novas unidades de saúde seguem em execução no segundo semestre de 2026 A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus tem intensificado os investimentos em infraestrutura no segundo semestre de 2026, com a execução de importantes obras em diversas localidades

Leia mais »

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus promove capacitação em Equideocultura em parceria com o SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais de Nazaré

Curso reuniu produtores e trabalhadores rurais em três dias de atividades teóricas e práticas na comunidade da Maria Preta A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, por meio da Secretaria de Agricultura (SEAGRI), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Nazaré e o Serviço Nacional de Aprendizagem

Leia mais »

Prefeitura realizará ação itinerante em homenagem ao Dia do Feirante com oferta de diversos serviços na Feira Livre

Iniciativa acontecerá no dia 28 de agosto e reunirá atendimentos voltados à saúde, agricultura, assistência social e sustentabilidade A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, por meio da Superintendência da Feira Livre (SEFEL), promoverá, no próximo dia 28 de agosto, uma Ação Itinerante em homenagem ao Dia do Feirante,

Leia mais »