Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ataque hacker é tratado como o maior da história contra bancos no Brasil, diz polícia

A Polícia Civil de São Paulo classificou como o maior golpe cibernético já registrado contra instituições financeiras no Brasil o ataque hacker que desviou, nesta semana, cerca de R\$ 400 milhões de contas mantidas por bancos no Banco Central (BC). O crime não envolveu vazamento de dados de clientes nem invasão direta aos sistemas bancários.

De acordo com a C\&M Software, empresa de tecnologia homologada pelo BC e alvo do ataque, os criminosos simularam transações em nome de instituições financeiras, usando logins reais para desviar os valores via Pix para corretoras de criptomoedas. As contas atingidas eram reservas mantidas no BC para fins legais.

A fraude ocorreu na noite de terça-feira (1º), mas só foi divulgada no dia seguinte. Um dos suspeitos, João Nazareno Roque, profissional de TI de 48 anos, foi preso. Segundo o delegado-geral Arthur Dian, o volume de dinheiro e o método utilizado tornam esse o maior furto qualificado por fraude e abuso de confiança já registrado no país.

*metro1

Foto: Canva Imagens

Mais Notícias

PF deflagra operação que investiga venda ilegal de dados de pacientes do SUS

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma estrutura empresarial que acessava e vendia ilegalmente dados sensíveis de saúde de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a operação – realizada nesta quarta-feira (4), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e nas cidades de Vinhedo e Valinhos,

Leia mais »