Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Argentina deve ter greve geral contra reforma trabalhista nesta quinta

A Câmara dos Deputados da Argentina inicia nesta quinta-feira (19) a análise do projeto de reforma trabalhista encaminhado pelo governo de Javier Milei ao Congresso. O texto já recebeu aval do Senado da Argentina na semana passada. Em reação, a Confederação Geral do Trabalho anunciou uma greve geral a partir da meia-noite, coincidindo com o começo das discussões.

O governo espera que a proposta seja apreciada no plenário no dia 25 de fevereiro e aprovada até 1º de março, data em que Milei fará a abertura do período ordinário do Legislativo. Além da paralisação nacional, há previsão de protestos, embora nem todos tenham respaldo formal da central sindical.

Diante do cenário, o Executivo orientou veículos de comunicação a adotarem protocolos de segurança e alertou para possíveis episódios de risco durante as manifestações. O Ministério da Segurança da Argentina recomendou que profissionais de imprensa evitem permanecer entre focos de violência e as forças destacadas para a operação, afirmando que haverá atuação policial em caso de confrontos. Também foi definida uma área exclusiva para a mídia em vias laterais da praça em frente ao Parlamento.

Na semana anterior, milhares de pessoas se reuniram nas proximidades do Congresso durante o debate no Senado. Os atos terminaram em choques com a polícia e cerca de 30 detenções. Embora ainda possa sofrer modificações na Câmara, o projeto é apontado como uma das mais profundas alterações nas leis trabalhistas do país em décadas, ao revisar normas que, em grande parte, datam dos anos 1970.

*Metro1

Foto: Reprodução/argentina.gob.ar

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

Brasil aplica tarifas antidumping contra agulhas e aços chineses

O governo federal decidiu aplicar medidas antidumping sobre a importação de três produtos originários da China: agulhas hipodérmicas e dois tipos de aço laminado. As resoluções foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18) e já estão em vigor. A decisão foi tomada pelo Comitê-Executivo de Gestão da

Leia mais »