Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Amazônia perdeu 3,6% da água de rios e lagos em 2024, aponta relatório

Amazônia perdeu 3,6% da superfície de água em relação à extensão média de água no bioma apenas em 2024. Dados do MapBiomas, divulgados na última sexta-feira (21) apontam que a seca extrema deixou a floresta por sete meses com os níveis de água abaixo da média histórica.

O bioma, que tem mais da metade da superfície de água do Brasil (61%), teve perda de superfície de água em 63% das 47 sub-bacias. Casos mais graves ocorreram em sub-bacias do Rio Negro, que apresentaram uma redução de mais de 50 mil hectares em comparação à média histórica.

A perda de superfície de água na Amazônia em 2024 foi de 4,5 milhões de hectares em relação a 2022, o último ano de ganho de superfície no país. Na mesma tendência do ano anterior, apenas em 2024 o Brasil perdeu 2% da superfície de água. Segundo os dados, a superfície o ficou 4% abaixo da média da série histórica, iniciada em 1985, e mostram que a última década teve oito dos 10 anos mais secos já analisados.

*Metro1

Foto: Polícia Federal/divulgação

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »