Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brasil registra um feminicídio a cada 5h no 1º trimestre de 2026

O Brasil registrou, em média, um feminicídio a cada 5 horas e 25 minutos nos três primeiros meses de 2026. De acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram 399 mulheres assassinadas por razões de gênero entre janeiro e março, o maior número já contabilizado para o período desde o início da série histórica, em 2015.

O total representa um aumento de 7,55% em comparação com o primeiro trimestre de 2025 e consolida uma tendência de crescimento ao longo da última década. Em 2015, foram 125 vítimas no mesmo recorte; agora, o número mais que triplica e supera marcas recentes, como as registradas em 2022 (372 casos) e 2024 (384).

Os dados fazem parte do levantamento do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, alimentado por registros dos estados, do Distrito Federal e das forças federais. Dentro do trimestre, janeiro concentrou o maior número de ocorrências, com 142 casos, seguido por março (134) e fevereiro (123).

No recorte por estados, São Paulo lidera em números absolutos, com 86 vítimas, seguido por Minas Gerais (42), Paraná (33), Bahia (25) e Rio Grande do Sul (24). Por outro lado, Acre e Roraima não registraram casos no período.

Embora não esteja entre os estados com maior volume, o Amapá apresentou o crescimento proporcional mais expressivo: passou de 2 casos no primeiro trimestre de 2025 para 7 em 2026, um aumento de 250%. O cenário reforça o avanço da violência de gênero no país, que já havia atingido recorde anual em 2025, com 1.470 feminicídios registrados ao longo do ano.

*metro1

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

RONDESP RECÔNCAVO APREENDE ARMAS DE FOGO DURANTE AÇÕES DE SEGURANÇA NOS FESTEJOS JUNINOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Na madrugada desta terça-feira (23), equipes da Rondesp Recôncavo apreenderam uma pistola calibre 9mm e uma submetralhadora durante ações de policiamento ostensivo realizadas após os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus. Durante patrulhamento no bairro Urbis IV, policiais militares identificaram dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação

Leia mais »