Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Furto de cabos deixa 7,6 mil clientes sem energia na Bahia em 2025, aponta Coelba

Entre janeiro e setembro de 2025, o furto de cabos de energia afetou 7,6 mil clientes da Neoenergia Coelba na Bahia. O número representa uma redução de cerca de 60% em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento divulgado pela distribuidora.

A empresa atribui a queda às ações de monitoramento e ao uso de novas tecnologias para aumentar a resiliência da rede elétrica. “O furto de cabos é uma prática criminosa que afeta milhares de pessoas e compromete o funcionamento de serviços essenciais, como hospitais e escolas. Intensificamos nossas ações e investimentos, o que resultou em menos clientes prejudicados”, afirmou Thiago Martins, superintendente técnico da Coelba.

O total de ocorrências também diminuiu: foram 1.515 registros neste ano, ante 1.603 em 2024 — redução de 5%. Os municípios com mais casos foram Salvador (322), Feira de Santana (148), Conceição do Coité (119), Serrinha (102) e Camaçari (87).

A Coelba informou ter instalado mais de 2 mil equipamentos de autorrecuperação (“self-healing”), que religam automaticamente o sistema em até 60 segundos. A concessionária também construiu 30 novos circuitos elétricos e opera com mais de 7 mil religadores, que permitem redirecionar a energia em caso de interrupções.

Para coibir o furto, a empresa reforçou o monitoramento, instalou inibidores de acesso em postes e substituiu caixas subterrâneas por estruturas reforçadas com concreto e solda. A distribuidora ainda desenvolveu um dispositivo que blinda os cabos dos religadores, evitando que o roubo deixe equipamentos inoperantes.

As ações integram a Operação Metallis, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, que busca identificar receptadores dos materiais furtados.

A Coelba orienta que casos suspeitos sejam denunciados ao Disque Denúncia (181). Situações de falta de energia devem ser comunicadas pelo número 116.

*Metro1

Foto: Divulgação/Coelba

Mais Notícias

PF deflagra operação que investiga venda ilegal de dados de pacientes do SUS

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma estrutura empresarial que acessava e vendia ilegalmente dados sensíveis de saúde de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a operação – realizada nesta quarta-feira (4), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e nas cidades de Vinhedo e Valinhos,

Leia mais »