Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Com quatro jogos em sete convocações no ciclo, Neymar vê presença na Copa do Mundo de 2026 ameaçada; veja números

A presença de Neymar na Copa do Mundo de 2026 deixou de ser uma dúvida para se tornar, cada vez mais, uma incerteza. Com sequência de lesões e desempenho abaixo do esperado desde o retorno ao Santos, o craque vê sua participação no torneio ameaçada, mesmo com contrato renovado até o fim de 2026.

De volta ao futebol brasileiro em 2025, Neymar não conseguiu corresponder à expectativa de torcedores e fãs que imaginavam vê-lo sobrar no cenário nacional. Após se recuperar de uma grave lesão no ligamento cruzado, sofrida quando ainda atuava pelo Al-Hilal, o camisa 10 soma números modestos na atual temporada: 21 jogos, seis gols e três assistências — pouco mais da metade dos 43 jogos disputados pelo Santos em 2025.

Desde o início do ano, o atacante já sofreu três novas lesões musculares. A primeira, na coxa, ocorreu em 4 de março, com retorno apenas em 12 de abril. Cinco dias depois, no dia 17, voltou a sentir a mesma região e só retornou aos gramados em 21 de maio. Em 19 de setembro, sofreu nova contusão e segue sem previsão de retorno.

Somando as baixas desde o retorno ao futebol brasileiro, Neymar já ficou 104 dias fora de combate. Incluindo o período de transição entre Al-Hilal e Santos, o número sobe para 146 dias longe dos gramados.

CICLO DA COPA DE 2026
Os problemas físicos têm sido um obstáculo constante desde o fim da Copa do Mundo do Catar, em 2022. Desde então, o camisa 10 foi convocado sete vezes, mas não pôde comparecer em três, por causa de lesões no tornozelo.

O primeiro corte ocorreu no amistoso contra o Marrocos, em 25 de março de 2023, quando o Brasil perdeu por 2 a 1 sob comando do interino Ramon Menezes. Nos meses seguintes, ainda em tratamento, o atacante também ficou fora dos amistosos contra Guiné e Senegal, em junho. O Brasil venceu os guineenses por 4 a 1, mas sofreu uma derrota por 4 a 2 para os senegaleses, resultado que marcou o fim da passagem de Ramon Menezes pela Seleção.

Neymar voltou a vestir a amarelinha no início das Eliminatórias para 2026, já sob o comando de Fernando Diniz. Na estreia, o Brasil goleou a Bolívia por 5 a 1, em 9 de setembro de 2023, com dois gols e uma assistência do atacante. Quatro dias depois, deu o passe para o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Peru.

Na terceira rodada, contra a Venezuela, o craque voltou a contribuir com uma assistência no empate por 1 a 1. Porém, no jogo seguinte, diante do Uruguai, em 18 de outubro, Neymar sofreu uma ruptura no ligamento cruzado do joelho ainda no primeiro tempo da derrota por 2 a 0, em Montevidéu. Desde então, não voltou mais a atuar pela Seleção Brasileira.

A grave lesão o deixou 340 dias fora dos gramados, e o retorno, agora pelo Santos, ainda não trouxe o recondicionamento físico e técnico esperado.

MOMENTO ATUAL E CHEGADA DE ANCELOTTI
Desde a chegada de Carlo Ancelotti ao comando da Seleção, o técnico vem adotando um discurso firme sobre critérios para convocações. O treinador italiano reconhece a qualidade de Neymar, mas reforça que o atacante só voltará a ser chamado quando estiver em condições ideais.

“Neymar pode jogar no seu máximo nível nesta seleção sem nenhum problema. Quando ele está bem, tem a qualidade para jogar não apenas na seleção brasileira, e sim em qualquer equipe do mundo”, afirmou Ancelotti, às vésperas do amistoso contra o Japão.

Sem Neymar, o Brasil encerrou a Data Fifa de outubro de 2025 com uma goleada de 5 a 0 sobre a Coreia do Sul e uma derrota de 3 a 2 para o Japão. Agora, os jogadores retornam aos clubes até a próxima Data Fifa, entre 10 e 18 de novembro — a última do ano.

Nos dois últimos amistosos de 2025, a equipe enfrentará Senegal, no Emirates Stadium, em Londres, e Tunísia, na Decathlon Arena, em Lille. Em 2026, o Brasil terá compromissos em março e junho, antes da disputa da Copa do Mundo nos Estados Unidos, México e Canadá.

Enquanto isso, Neymar segue em recuperação e monitorado de perto pela CBF. No entanto, a certeza sobre sua presença na Copa do Mundo parece, a cada mês, mais distante.

*Bahia Notícias

Foto: Divulgação/Fifa

Mais Notícias

PF deflagra operação que investiga venda ilegal de dados de pacientes do SUS

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma estrutura empresarial que acessava e vendia ilegalmente dados sensíveis de saúde de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a operação – realizada nesta quarta-feira (4), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e nas cidades de Vinhedo e Valinhos,

Leia mais »