Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Estudo aponta que canetas emagrecedoras atrasam os efeitos do álcool na corrente sanguínea

Um estudo publicado nesta quarta-feira (15), na revista científica Scientific Reports mostrou que medicamentos da classe análogos de GLP-1, como o Mounjaro, Ozempic e Wegovy podem atrasar a velocidade com que o álcool acessa a corrente sanguínea e causa efeitos no cérebro.

Segundo O GLOBO, 20 participantes com obesidade participaram da pesquisa. Metade utilizava de forma análoga GLP-1: a semalgutida, do Ozempic e Wegovy, a liraglutida, do Saxenda, ou a tirzepatida, do Mounjaro. De acordo com a reportagem, todos consumiram a mesma quantidade de bebida, calculada para que a concentração alcoólica no ar expirado fosse de aproximadamente 0,08%.

Os participantes foram testados de meia em meia hora. No entanto, a concentração alcóolica dos voluntários aumentou mais devagar. Eles relataram em um questionário que se sentiram menos intoxicados.Todos jejuaram antes dos testes.

Ao chegarem para participarem da pesquisa, eles receberam uma barra de lanche com o intuito de padronizar a ingestão calórica e o conteúdo no estômago para que a alimentação não impactasse nos resultados. O professor e co-diretor interino do Centro de Pesquisa Alex DiFeliceantonio explicou que foi constatado também uma diferença entre algumas das bebidas consumidas e nos efeitos no público participante.

“Por que isso importa? Drogas de ação mais rápida têm maior potencial de abuso. Elas afetam o cérebro de forma diferente. Então, se os (análogos de) GLP-1 retardam a entrada do álcool na corrente sanguínea, podem reduzir os efeitos do álcool e ajudar as pessoas a beber menos”, disse DiFeliceantonio em comunicado.

*bahianotícias

Foto: Alana Dias / Bahia Notícias

Mais Notícias

PF deflagra operação que investiga venda ilegal de dados de pacientes do SUS

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma estrutura empresarial que acessava e vendia ilegalmente dados sensíveis de saúde de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a operação – realizada nesta quarta-feira (4), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e nas cidades de Vinhedo e Valinhos,

Leia mais »