Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo cria gabinete de crise após surto de intoxicação por metanol

O Ministério da Saúde criou um gabinete de crise para monitorar os casos de intoxicação por metanol, que se espalham por diferentes regiões do país, ultrapassando a capital e a Grande São Paulo. A medida busca garantir resposta rápida e integrada entre órgãos federais, estaduais e municipais. O Ministério da Justiça também participa, diante das suspeitas de falsificação de bebidas alcoólicas, crime que está sendo investigado.

O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação preliminar para apurar o surto, que já registra 11 casos confirmados e 48 suspeitos em São Paulo, Pernambuco e no Distrito Federal. O processo será conduzido pela Procuradoria da República no DF com apoio da Procuradoria-Geral da República, que estuda medidas como ações judiciais ou envio de ofícios a autoridades. A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão também debate o tema.

Até agora, há uma morte confirmada em São Paulo e sete óbitos em investigação: três na capital paulista, dois em São Bernardo do Campo e dois em cidades de Pernambuco (João Alfredo e Lajedo). O Ministério da Saúde orientou estados e municípios a notificarem imediatamente casos suspeitos e distribuiu protocolos de tratamento emergencial para atender possíveis vítimas.

*Metro1

Foto: Freepik

Mais Notícias

PF deflagra operação que investiga venda ilegal de dados de pacientes do SUS

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma estrutura empresarial que acessava e vendia ilegalmente dados sensíveis de saúde de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a operação – realizada nesta quarta-feira (4), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e nas cidades de Vinhedo e Valinhos,

Leia mais »