Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Justiça obriga YouTube a adotar medidas contra publicidade abusiva com crianças

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) determinou que o YouTube implemente, em até dois meses, medidas para proteger crianças contra publicidades abusivas protagonizadas por menores de 12 anos. A plataforma, operada pela Google, também deverá criar um canal de denúncias para que usuários possam relatar conteúdos desse tipo. A decisão liminar foi assinada pelo juiz Glaucio Maciel, atendendo a pedido do Ministério Público Federal (MPF).

De acordo com o magistrado, a medida não configura censura ou controle prévio de conteúdo, mas sim um mecanismo de controle social que possibilita atuação posterior diante de denúncias. O MPF havia argumentado que, conforme o Artigo 227 da Constituição Federal, o princípio da proteção integral da criança e do adolescente deve prevalecer sobre interesses comerciais quando houver conflito com o desenvolvimento saudável de menores.

Na decisão, Maciel destacou que publicidades voltadas ao público infantil exploram a “imaturidade cognitiva e emocional” das crianças. O procurador regional da República, Fernando Almeida Martins, classificou a liminar como “um marco fundamental na proteção das crianças”. O julgamento definitivo do caso, que será presencial a pedido da Google, está previsto para dezembro.

*Metro1

Foto: Canva Imagens

Mais Notícias

PF deflagra operação que investiga venda ilegal de dados de pacientes do SUS

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma estrutura empresarial que acessava e vendia ilegalmente dados sensíveis de saúde de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a operação – realizada nesta quarta-feira (4), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e nas cidades de Vinhedo e Valinhos,

Leia mais »