Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SUS começa a oferecer teste de DNA-HPV para rastrear câncer do colo do útero

O Sistema Único de Saúde (SUS) começou, nesta sexta-feira (15), a ofertar o teste de biologia molecular DNA-HPV para a detecção precoce do câncer do colo do útero. O exame substitui o tradicional papanicolau na rede pública.

De acordo com o Ministério da Saúde, o novo teste permite ampliar o intervalo entre os rastreamentos de até cinco anos em casos com resultado negativo, o que reduz custos e otimiza recursos. A medida também deve facilitar o atendimento em regiões mais afastadas, ampliando o acesso aos serviços de saúde.

A tecnologia, considerada padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), identifica a presença do vírus HPV no organismo antes mesmo do surgimento de lesões ou de câncer em estágios iniciais.

A implementação será feita inicialmente em um município de cada um dos 13 estados participantes e no Distrito Federal. Entre eles estão: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Pará, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e o próprio DF. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer do colo do útero é a principal causa de morte por câncer entre mulheres no Nordeste, com cerca de 17 mil novos casos estimados anualmente no país.

*METRO1

Foto: João Risi/Ministério da Saúde

Mais Notícias

PF deflagra operação que investiga venda ilegal de dados de pacientes do SUS

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma estrutura empresarial que acessava e vendia ilegalmente dados sensíveis de saúde de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a operação – realizada nesta quarta-feira (4), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e nas cidades de Vinhedo e Valinhos,

Leia mais »