Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais de 5 toneladas de espécie invasora são retiradas da Baía de Todos-os-Santos

Mais de cinco toneladas de uma espécie invasora de corais foi retirada das águas da Baía de Todo-os-Santos na última quarta-feira (17). A força-tarefa se concentrou em pontos críticos da costa da Ilha de Itaparica, como a ponte da Marinha, a Marina e a área de Pandelis.

A operação foi liderada pela Prefeitura de Itaparica, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) e tinha objetivo conter os impactos causados pelo octocoral Chromonephthea braziliensis. No total, foram removidos 5.549,57 quilos de organismos invasores: 2.939,42 kg na primeira etapa, na Ponte da Marinha, e outros 2.610,15 kg na segunda, que abrangeu novamente a ponte, além da Marina e Pandelis.

A retirada do coral bioinvasor Chromonephthea braziliensis, espécie que se prolifera de forma acelerada, é considerada essencial para a preservação dos ecossistemas marinhos, já que sua presença compromete a fauna e flora nativas e interfere na cadeia alimentar local.

“Esse trabalho é resultado de uma união de forças e demonstra que, com parcerias sérias e planejamento técnico, é possível enfrentar ameaças ambientais com responsabilidade”, afirmou o secretário de Meio Ambiente de Itaparica, Luís André Reis Rocha.

*Jornal Correio

Foto; SEMA/INEMA e PRÓMAR

Mais Notícias

PF deflagra operação que investiga venda ilegal de dados de pacientes do SUS

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma estrutura empresarial que acessava e vendia ilegalmente dados sensíveis de saúde de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a operação – realizada nesta quarta-feira (4), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e nas cidades de Vinhedo e Valinhos,

Leia mais »