Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brasil poderá deixar até 150 produtos fora da tarifa comum do Mercosul

O Mercado Comum do Sul informou nesta última sexta-feira (27) que os países do bloco ampliaram o número de tipos de produtos que poderão ficar fora da tarifa externa comum da união aduaneira – um tipo de acordo comercial entre países que visa não apenas a livre circulação de mercadorias entre os membros, mas também a aplicação de uma tarifa externa comum (TEC) para as importações provenientes de fora do bloco. O acordo, assinado na quinta-feira (26), prevê que Brasil e Argentina poderão incluir na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec) mais 50 produtos, subindo de 100 para 150 até 2028.

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) informou que a decisão melhora a capacidade de reação do Mercosul a distorções comerciais criadas por barreiras ou por práticas não autorizadas pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

“A Letec ampliada representa instrumento adicional à disposição do governo brasileiro para equacionar questões relativas a desvios de comércio, frente às incertezas sobre barreiras comerciais decorrentes do contexto internacional”, disse o secretário executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, em comunicado.

*metro1

Foto: Divulgação/Porto de Santos

Mais Notícias

PF deflagra operação que investiga venda ilegal de dados de pacientes do SUS

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma estrutura empresarial que acessava e vendia ilegalmente dados sensíveis de saúde de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a operação – realizada nesta quarta-feira (4), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e nas cidades de Vinhedo e Valinhos,

Leia mais »