O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (12), que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) precisa autorizar a Petrobras a perfurar poços em busca de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial, no litoral do Amapá. A região tem grande potencial de conter reservatórios de petróleo, mas a exploração é questionada por ambientalistas, em razão de possíveis danos ambientais.
“Não é que vou mandar explorar, eu quero que ele seja explorado. Agora, antes de explorar, temos que pesquisar, temos que ver se tem petróleo, a quantidade de petróleo, porque muitas vezes você cava um buraco de 2 mil metros de profundidade e não encontra o que imaginava”, disse em entrevista a uma rádio de Macapá, capital do Amapá.
O mandatário disse ainda que uma reunião entre a Casa Civil e o Ibama está sendo organizada, para discutir o tema, nas próximas semanas. “Precisamos autorizar que a Petrobras faça a pesquisa. É isso que nós queremos. Se depois a gente vai explorar, é outra discussão. O que não dá é pra ficar nesse lenga-lenga, o Ibama é um órgão do governo parecendo que é um órgão contra o governo”.
*Metro1
Foto: Ricardo Stuckert / PR



