Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Servidores são afastados após fuga histórica de detentos

O Ministério da Justiça afastou quatro servidores da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, após a fuga de dois detentos em 14 de fevereiro de 2024. A medida seguiu a abertura de três Procedimentos Administrativos Disciplinares (PAD) e duas Investigações Preliminares Sumárias (IPS). A investigação apontou falha grave: a falta de revistas nas celas por mais de 30 dias, permitindo que os presos escavassem um buraco na luminária para escapar.

Durante a operação, foram aplicados Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) a 17 servidores. Dois TACs foram aplicados após a conclusão de dois PADs, e quatro servidores foram suspensos por 30 dias. O terceiro PAD ainda está em andamento. O Ministério da Justiça reforçou que estas ações visam melhorar a segurança no sistema penitenciário federal.

A fuga aconteceu na madrugada de 14 de fevereiro, quando os presos escaparam pela luminária e cortaram uma cerca. Após 50 dias, eles foram localizados em Marabá (PA), a 1.600 km de Mossoró. Durante a fuga, usaram apoio de uma rede criminosa ligada ao Comando Vermelho.

Quatorze pessoas foram presas na operação subsequente. Entre os detidos, o mecânico Ronaildo Fernandes, que teria recebido R$ 5 mil para ajudar os fugitivos, foi detido. Ele alegou ser inocente, afirmando ter sido coagido. A Polícia Federal identificou que os fugitivos receberam auxílio durante o trajeto, que atravessou três estados.

*metro1

Foto: Divulgação/Ministério da Justiça

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

RONDESP RECÔNCAVO APREENDE ARMAS DE FOGO DURANTE AÇÕES DE SEGURANÇA NOS FESTEJOS JUNINOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Na madrugada desta terça-feira (23), equipes da Rondesp Recôncavo apreenderam uma pistola calibre 9mm e uma submetralhadora durante ações de policiamento ostensivo realizadas após os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus. Durante patrulhamento no bairro Urbis IV, policiais militares identificaram dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação

Leia mais »