Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Venezuela aciona ONU contra ataque dos EUA e denuncia interesse em reservas de petróleo

Durante uma reunião de emergência realizada nesta segunda-feira (5) na Organização das Nações Unidas (ONU), o embaixador venezuelano Samuel Moncada solicitou à organização que condene de forma “clara e inequívoca” a ação militar dos Estados Unidos em Caracas no último sábado (3), que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama Cilia Flores.

Segundo o embaixador, “os acontecimentos de 3 de janeiro constituem uma violação flagrante da Carta da ONU perpetrada pelo governo dos Estados Unidos, em especial do princípio da soberania dos Estados e da proibição absoluta do uso ou da ameaça do uso da força contra a integridade territorial, ou a independência política de qualquer país”. Além disso, também pediu o respeito às imunidades do presidente Maduro e da primeira-dama, a reafirmação do princípio de que territórios e recursos não podem ser adquiridos pela força e a adoção de ações para proteger a população civil.

Moncada disse que as ações dos EUA têm motivações econômicas, e citou o petróleo. “A Venezuela é vítima dessa agressão por causa de seus recursos naturais. O petróleo, a energia, os recursos estratégicos e a posição geopolítica do nosso país historicamente despertaram ganância e pressão externa”, declarou o embaixador, que afirmou que a ação dos EUA representa uma ameaça não somente à Venezuela, mas à estabilidade global.

Para o representante venezuelano, “quando a força é usada para controlar recursos, impor governos ou redesenhar Estados, estamos diante de uma lógica que resgata as piores práticas do colonialismo e do neocolonialismo”, disse o diplomata.

*Metro1

Foto: Canva imagens

Mais Notícias

Anvisa aprova semaglutida para reduzir risco de infarto e AVC

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (2) o uso da semaglutida para redução do risco de eventos cardiovasculares. A substância é o princípio ativo de medicamentos como Ozempic e Wegovy, conhecidos pela eficácia no controle do diabetes tipo 2 e na perda de peso. Com a

Leia mais »

Governo da Bahia lança concurso da Adab com 200 vagas

O Governo da Bahia publicou o edital do concurso público da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), com oferta de 200 vagas para o quadro efetivo da autarquia. As oportunidades são para médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos em áreas ligadas ao setor agropecuário, contemplando cargos de Fiscal

Leia mais »