Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vacinas da dengue e gripe aviária do Butantan são incluídas em programa de incentivo do governo federal

Três vacinas em desenvolvimento pelo Instituto Butantan, em São Paulo, foram incluídas no Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL), do Ministério da Saúde. Os imunizantes são contra dengue, gripe aviária e uma nova versão da vacina contra influenza voltada para idosos. O objetivo do programa é fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) com soluções tecnológicas e aumento da capacidade produtiva nacional.

A vacina contra dengue, já em análise na Anvisa, poderá ter a produção ampliada e novos testes clínicos com pessoas acima de 60 anos. Já a vacina contra gripe aviária está em fase pré-pandêmica, sendo desenvolvida para pronta resposta caso o vírus comece a circular entre humanos. O instituto também prevê a criação de um estoque estratégico nacional.

Para a gripe comum, o Butantan busca desenvolver uma versão mais eficaz do imunizante, com adjuvante para aumentar a proteção em idosos. Segundo o diretor de Inovação do instituto, Cristiano Gonçalves, o apoio do PDIL permitirá acelerar o desenvolvimento clínico e garantir autonomia na produção em casos de surtos ou pandemias.

*Metro1

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Mais Notícias

PF deflagra operação que investiga venda ilegal de dados de pacientes do SUS

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma estrutura empresarial que acessava e vendia ilegalmente dados sensíveis de saúde de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a operação – realizada nesta quarta-feira (4), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e nas cidades de Vinhedo e Valinhos,

Leia mais »