Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vacina contra HPV reduz câncer do colo do útero em 58% no Brasil

Entre 2019 e 2023, um levantamento com dados do Sistema Único de Saúde (SUS) analisou o efeito da imunização contra o HPV em mais de 60 milhões de mulheres de 20 a 24 anos. A vacina mostrou reduzir em 58% os casos de câncer do colo do útero e em 67% as alterações pré-cancerosas graves. Os resultados foram publicados na revista The Lancet e confirmam a eficácia do imunizante mesmo antes da idade recomendada para rastreamento.

O imunizante é ofertado gratuitamente pelo SUS desde 2014. Em 2024, o Brasil adotou o regime de dose única. Já em 2025, a cobertura foi ampliada para adolescentes entre 15 e 19 anos e outros públicos vulneráveis, como pessoas imunossuprimidas, usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e pacientes com papilomatose respiratória recorrente.

O câncer do colo do útero permanece como o segundo tipo mais incidente entre mulheres no país e é uma das principais causas de morte feminina. A vacina é essencial para reduzir desigualdades e se aproxima da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicar a doença como problema de saúde pública.

A imunização previne até 98% dos tipos mais perigosos do vírus. Está indicada para crianças de 9 a 14 anos e adultos de até 45 anos em situações especiais. A aplicação ocorre em postos de saúde e centros especializados, sem custo, conforme diretrizes do Programa Nacional de Imunizações.

*Metro1

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »

Companhias aéreas podem ser punidas por mudança de classe em voos sem permissão do passageiro; entenda

Um Projeto de Lei que proíbe que companhias aéreas mudem passageiros para uma classe inferior à contratada (downgrade) sem consentimento prévio está em análise na Câmara dos Deputados. O PL também estabelece indenizações automáticas aos consumidores afetados. O texto prevê que, caso o downgrade ocorra, a empresa será obrigada a oferecer

Leia mais »