Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trump anuncia tarifa de 100% sobre a China a partir de novembro

O presidente americano Donald Trump anunciou, através de sua rede social Truth Social, que vai taxar todos os produtos chineses em 100% e que irá adotar controles de exportação sobre “qualquer e todo software crítico”.

A declaração acontece poucas horas de ameaçar cancelar a reunião marcada com o líder chinês, Xi Jinping, que seria realizada na Coreia do Sul. “Acaba de ser revelado que a China adotou uma posição extraordinariamente agressiva em relação ao comércio, ao enviar uma carta extremamente hostil ao mundo, declarando que, a partir de 1º de novembro de 2025, iria impor controles de exportação em larga escala sobre praticamente todos os produtos que fabrica, e até mesmo sobre alguns que nem produz. Essa medida atinge todos os países, sem exceção, e foi obviamente planejada por eles há anos. Trata-se de algo totalmente inédito no comércio internacional e de uma vergonha moral no relacionamento com outras nações”, disse ele em trecho da publicação.

A declaração veio após Trump ameaçar novas medidas comerciais contra a China, citando os “hostis” controles de exportação impostos por Pequim sobre minerais de terras raras. Trump também afirmou que não via “razão” para manter a reunião planejada com Xi à margem da cúpula da APEC, na Coreia do Sul, ainda neste mês, embora o prazo anunciado para a entrada em vigor das novas tarifas ainda deixe espaço para que o encontro ocorra antes disso.

*Metro1

Foto: Official White House/Daniel Torok

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »

Companhias aéreas podem ser punidas por mudança de classe em voos sem permissão do passageiro; entenda

Um Projeto de Lei que proíbe que companhias aéreas mudem passageiros para uma classe inferior à contratada (downgrade) sem consentimento prévio está em análise na Câmara dos Deputados. O PL também estabelece indenizações automáticas aos consumidores afetados. O texto prevê que, caso o downgrade ocorra, a empresa será obrigada a oferecer

Leia mais »