Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Torcedores são condenados à prisão por racismo contra Vinícius Júnior na Espanha

Cinco torcedores foram condenados na última segunda-feira (20) pela Justiça espanhola por proferirem insultos racistas contra o atacante brasileiro Vinícius Jr. durante uma partida entre Real Valladolid e Real Madrid, realizada no dia 30 de dezembro de 2022, no estádio José Zorrilla.

A Segunda Seção da Audiência Provincial de Valladolid reconheceu os réus como culpados pela prática de cinco delitos de ódio. Cada um foi sentenciado a um ano de prisão, além da suspensão do direito de votar e de trabalhar em áreas ligadas à educação, esportes ou lazer por um período de quatro anos. Eles também foram multados com valores entre 1.080 e 1.620 euros.

As penas de prisão foram suspensas, no entanto, sob a condição de que os acusados não frequentem estádios de futebol com competições oficiais pelos próximos três anos. Os torcedores apresentaram uma carta de desculpas a Vinícius Jr. e expressaram arrependimento durante o processo.

O Real Madrid emitiu um comunicado oficial celebrando a decisão da Justiça. Leia na íntegra:

“O Real Madrid C. F. informa que a Segunda Seção da Audiência Provincial de Valladolid emitiu hoje sentença condenatória por acordo contra as cinco pessoas que, de suas localidades na arquibancada do estádio José Zorrilla, dirigiram insultos racistas contra nosso jogador Vinicius Jr. na partida disputada entre o Real Valladolid C. F. e o Real Madrid C. F., no último dia 30 de dezembro de 2022.

Os acusados foram declarados culpados pela prática de cinco delitos de ódio.

O tribunal decretou a pena de um ano de prisão para cada acusado. Também determinou a inabilitação especial para o direito de sufrágio passivo durante esse período, a inabilitação especial para exercer profissão ou ofício educativo no âmbito docente, esportivo ou de lazer por quatro anos, e o pagamento de multas entre 1.080 e 1.620 euros.

A suspensão das penas privativas de liberdade está condicionada ao fato de que os acusados, que se desculparam e demonstraram arrependimento com uma carta dirigida a Vinicius Jr., não frequentem estádios de futebol onde se realizem competições esportivas oficiais durante três anos.

Esta condenação penal se soma a outras já proferidas nos últimos meses por insultos racistas recebidos por jogadores do Real Madrid C. F. nos estádios de Mestalla (Valência), Son Moix (Palma de Mallorca) e Vallecas (Madri). Também foram objeto de condenação penal os insultos racistas sofridos por Vinicius Jr. e outros jogadores em fóruns digitais. Nesta ocasião, as condenações por delitos de ódio representam um reconhecimento singular da gravidade dessas condutas.

O Real Madrid, que atuou junto a seu jogador como acusação particular neste processo e em muitos outros atualmente em andamento por fatos de natureza semelhante, continuará trabalhando para proteger os valores do nosso clube e erradicar qualquer comportamento racista no mundo do futebol e do esporte.”

*bahianotícias

Foto: Reprodução/Instagram/@vinijr

Mais Notícias

Sarampo cresce 32 vezes nas Américas em um ano; veja situação do Brasil

Após o aumento significativo de casos de sarampo na região das Américas em 2025 e no início de 2026, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta epidemiológico na última terça-feira (3). Segundo a OPAS, quase 15 mil casos da doença foram confirmados no continente no ano passado, um crescimento de mais de

Leia mais »